câncer de próstata

Como prevenir o câncer de próstata?

O câncer de próstata é, no Brasil, o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Ele ocupa, também, o segundo lugar em casos de morte por câncer no país. Esse tipo de tumor é considerado um câncer de terceira idade, uma vez que 75% dos casos da doença, em todo mundo, acomete indivíduos com mais de 65 anos. A próstata é uma glândula presente no organismo masculino, localizada abaixo da bexiga e próxima ao reto. A maioria dos casos de tumor na próstata evolui de forma lenta, no entanto, alguns podem crescer rapidamente e espalhar-se para outros órgãos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os sintomas iniciais do câncer na próstata são pouco específicos. Por isso, eles podem ser confundidos com qualquer outro problema na região. Dessa maneira, o aparecimento de qualquer um dos sintomas deve ser investigado por um médico urologista. Veja, então, quais são os principais sinais da doença:
  • dificuldade para começar a urinar;
  • jato de urina fraco;
  • vontade frequente em urinar;
  • sensação constante de bexiga cheia, mesmo após urinar;
  • presença de gotas de urina na cueca;
  • impotência ou dificuldade em manter ereção;
  • dor ao urinar ou ejacular;
  • presença de sangue no sêmen;
  • vontade repentina de urinar;
  • dor na região dos testículos ou perto do ânus.

Como prevenir o câncer de próstata?

Não há uma fórmula exata de prevenção desse tipo de câncer. No entanto, estudos comprovam que uma alimentação saudável, composta por uma dieta rica em nutrientes e baixos níveis de gordura, de origem animal, ajudam a diminuir o risco do desenvolvimento de câncer. Pesquisas mostram, também, que o excesso de gordura corporal aumenta o risco desse tipo de câncer. Além disso, a exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, fuligem e dioxinas também estão associadas ao surgimento do tumor. Portanto, além de afastar os fatores de risco, é necessário, também, que o indivíduo busque hábitos saudáveis. Veja as principais maneiras de se prevenir contra o câncer na próstata:
  • praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia;
  • não fumar;
  • ter uma alimentação saudável;
  • evitar bebidas alcoólicas;
  • manter o peso adequado.

Diagnóstico e tratamento da doença

Quando localizado na próstata, o câncer pode ser identificado apenas com a realização de exames. Para isso, é indispensável o exame de toque retal, em que o médico, por meio do toque, avalia se há alguma alteração na glândula da próstata. Além disso, é feita a dosagem do PSA, no qual é avaliado, por meio de exame de sangue, a quantidade de antígeno prostático. Exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, também podem ser realizados. Caso algum desses exames aponte alterações, é preciso realizar uma biópsia para a confirmação da doença. Após o diagnóstico, é preciso realizar o tratamento. Quando a doença está localizada, ou seja, ela não se espalhou para outros órgãos, é realizada a radioterapia e cirurgia. No entanto, quando a doença está em estado de metástase, ou seja, se o câncer de próstata se espalhou para outros órgãos, a radioterapia é realizada com o tratamento hormonal. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!