câncer de próstata

Câncer de próstata: sintomas, diagnóstico e tratamento

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor maligno com maior incidência entre os homens. São mais de dois milhões de casos por ano. Muitas vezes, esse tipo de neoplasia não apresenta sintomas relevantes e, portanto, entender como ele ocorre é fundamental para um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A próstata é uma glândula presente no organismo masculino, localizada abaixo da bexiga e próxima ao reto. A maioria dos casos de tumor na próstata evolui de forma lenta, no entanto, alguns podem crescer rapidamente e espalhar-se para outros órgãos.

O órgão, faz parte do sistema reprodutor masculino, responsável pela produção e armazenamento de parte do fluido seminal. Localizada à frente do reto e abaixo da bexiga, é ela que envolve parte da uretra. O câncer é resultado de uma multiplicação desordenada das células nessa região.

Sintomas e fatores de risco

Apesar do câncer nessa região evoluir silenciosamente, existem alguns sintomas a serem observados, tais como:

• dificuldade para urinar;
  • necessidade de urinar mais vezes;
  • sangue na urina;
  • sensação de não esvaziar a bexiga totalmente.

Essas são reclamações comuns no estágio inicial da doença.

Em um estágio mais avançado, o câncer pode provocar dor óssea, especialmente na região das costas.

Juntamente a esses sintomas, existem fatores de risco. O principal deles é a idade, uma vez que a incidência aumenta significativamente após os 50 anos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Urologia orienta que todo homem acima dessa faixa etária realize o exame preventivo anual.

Além da idade, existem outros fatores de risco que precisam ser acompanhados. Dentre eles, podemos destacar os pontos a seguir.

Histórico familiar

A hereditariedade pode ser um fator preponderante para o surgimento dessa doença. Segundo estudos, um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco para desenvolver a doença.

Alimentação

Deve-se evitar ao máximo alimentos que contenham muita gordura, além de carnes vermelhas. Em contrapartida, o consumo de muitos legumes e vegetais em geral é muito recomendado.

Obesidade

Pacientes com sobrepeso ou obesidade têm maior risco para o câncer de próstata. O excesso de gordura no corpo favorece o surgimento de diferentes tipos de tumores malignos.

Etnia

É provado que a incidência desse tipo de câncer em negros é maior do que em asiáticos e homens brancos. Isso se dá devido à maior concentração de estrogênio em negros.

Diagnosticando a doença

Observados os sintomas e os fatores de risco, existem dois exames iniciais para investigar se a doença está presente ou não: o exame físico e o laboratorial.

O exame físico é mais conhecido como exame de toque retal e objetiva avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata. O exame laboratorial avalia a dosagem de PSA – antígeno prostático específico -, uma proteína produzida pela glândula.

Alterações encontradas nesses exames podem indicar a necessidade de uma biópsia. Nela, são retirados pedaços pequenos da próstata para análise laboratorial. É averiguada a existência de um tumor no local e se ele é maligno.

Ressalta-se que ambos os exames não atestam o diagnóstico do câncer propriamente dito. Eles apenas embasam a necessidade de uma investigação mais aprofundada e a realização de exames mais complexos e específicos.

O toque retal também é muito eficaz para detectar outros problemas, além do câncer de próstata. Porém, dependendo da região da próstata submetida ao exame, há a possibilidade do câncer não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

Já o PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata, enquanto 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal.

É muito importante frisar que em casos de pacientes considerados de alto risco (com parentes com câncer de próstata) deve-se realizar o primeiro exame aos 40 anos de idade. Também é recomendável realizar exames a cada dois anos para homens com PSA menor do que 2,5 ng/ml. A recomendação do teste é anualmente para os homens cujo nível de PSA é igual a 2,5 ng/ml.

Tratamento do câncer de próstata

Quando diagnosticado precocemente, há chance de cura em 90% dos casos, contra 10% oriundos de diagnósticos tardios.

O tratamento pode ser feito por meio de algumas técnicas, combinadas ou não. Pode ser recomendada cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e uso de medicamentos. Tudo dependerá do tamanho, do estágio do tumor, da idade do paciente e suas condições de saúde.

A prostatectomia radical, a retirada da próstata, costuma ser o procedimento padrão, mas a escolha do tratamento é individual, com amparo de um médico especializado, que pondera os riscos e benefícios envolvidos, pensando sempre no melhor resultado para cada paciente.

Havendo desconfiança quanto à presença do câncer de próstata, é recomendada a procura de um urologista de confiança, para que os sintomas e histórico sejam analisados e exames básicos indicados.

Como prevenir o câncer de próstata?

Não há uma fórmula exata de prevenção desse tipo de câncer. No entanto, estudos comprovam que uma alimentação saudável, composta por uma dieta rica em nutrientes e baixos níveis de gordura, de origem animal, ajudam a diminuir o risco do desenvolvimento de câncer.

Pesquisas mostram, também, que o excesso de gordura corporal aumenta o risco desse tipo de câncer. Além disso, a exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, fuligem e dioxinas também estão associadas ao surgimento do tumor.

Portanto, além de afastar os fatores de risco, é necessário, também, que o indivíduo busque hábitos saudáveis. Veja as principais maneiras de se prevenir contra o câncer na próstata:

• praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia;
  • não fumar;
  • ter uma alimentação saudável;
  • evitar bebidas alcoólicas;
  • manter o peso adequado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!