check-up urológico

Check-up urológico: por que e quando fazer?

O check-up urológico anual é muito importante, especialmente para os homens acima dos 40 anos de idade ou que têm família com histórico de câncer nos rins ou próstata.

Existe muito tabu acerca da saúde masculina. Mitos homens, talvez por conta do peso social, tendem a não buscar ajuda médica, mesmo quando sentem que algo não vai bem com a saúde.

Isso é muito perigoso. Existem doenças que, se diagnosticadas precocemente, possuem grande possibilidade de cura.

Da mesma forma, a ausência de cuidados pode engatilhar problemas cada vez maiores, danificando — às vezes permanentemente — o bem-estar e a tranquilidade.

Conheça os exames do check-up urológico

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os exames que compõem o check-up urológico anual. Confira.

Dosagem de PSA

O antígeno prostático específico, conhecido como PSA, é usado como forma de pesquisar a existência de câncer de próstata, mesmo nos quadros assintomáticos.

Na maior parte dos casos, os homens saudáveis têm níveis de PSA abaixo dos 4 nanogramas por mililitro de sangue.

Quanto maior a concentração de PSA, maior a possibilidade do desenvolvimento de uma neoplasia de próstata.

Apesar de ser um bom indicativo, esse exame precisa ser complementado por outros.

Exame de urina

Identifica se há presença de infecções, problemas de ordem renal ou sangue na urina.

É melhor que não seja coletado em laboratório, mas, sim, em casa. A primeira urina da manhã tende a ser mais concentrada. Por conta disso, costuma conter informações mais relevantes para a avaliação dos médicos.

Caso isso não seja possível, pode-se colher a urina em ambiente hospitalar.

Toque retal

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o exame de toque retal não serve apenas para diagnosticar anomalias na região da próstata e sinalizar a possível existência de um tumor. Por meio desse exame, pode-se diagnosticar a presença de tumores, fissuras e alterações na região do reto e do ânus.

Como se proteger de problemas de saúde?

Convenhamos: é mais seguro, saudável e tranquilo passar por um check-up urológico quando se toma medidas de prevenção. O que isso significa?

Como sabemos, a possibilidade de surgimento de uma série de doenças pode ser atenuada a partir de algumas mudanças de hábitos e alguns cuidados bastante simples.

Para se evitar problemas nos rins, deve-se beber bastante água (pelo menos 2 litros por dia), evitar o excesso de bebidas alcoólicas e a utilização de medicamentos sem prescrição médica.

Para diminuir a chance de contrair infecções, pode-se fortalecer o sistema imunológico por meio de alimentação saudável, boas horas de sono e atividade física.

Outros cuidados incluem a escolha cautelosa de parceiros sexuais e a utilização de preservativos.

O mais indicado é fazer o check-up urológico, sempre prevenir o aparecimento de doenças e estar atento aos sinais do próprio corpo. Se houver dores localizadas, presença de muco ou sangue na urina, dificuldade para evacuar ou qualquer outro sintoma atípico, um médico deve ser consultado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp