ejaculação precoce

Ejaculação precoce: principais causas e tratamentos

A ejaculação precoce caracteriza-se como uma disfunção sexual que pode afetar diretamente a qualidade da vida sexual de um homem. O problema é caracterizado pelo orgasmo ou “clímax” mais cedo do que o desejado. Homens com ejaculação precoce geralmente sentem grande insatisfação com o problema.

Este distúrbio sexual atinge um grande número de pessoas por todo o mundo (cerca de 18% de homens jovens, e mais de 50% de homens com mais de 40 anos). Cerca de 1 em cada 3 homens têm ou terão esse problema em algum momento da sua vida adulta.

Ainda há um grande “tabu” para se falar sobre o tema. A partir do momento em que o desempenho sexual é afetado, há um impacto enorme na autoestima e segurança do homem.

Causas da ejaculação precoce

Não se chegou a um consenso médico acerca da causa exata da ejaculação precoce. Trata-se de um conjunto de fatores psicológicos e biológicos. Porém, sabe-se que existem causas que podem desencadear essa condição, e iremos listá-las a seguir:

Causas psicológicas

Neste caso, os fatores mais comuns são:

• experiências sexuais precoces;
  • relações amorosas mal sucedidas;
  • abuso sexual;
  • timidez;
  • depressão;
  • preocupação com a ejaculação precoce;
  • medo de engravidar a parceira ou de não satisfazê-la completamente;
  • problemas profissionais;
  • ansiedade, dentre outros.

Causas biológicas

• disfunção erétil (criação de um padrão com tempo determinado para se ejacular, que pode se tornar crônico);
  • condições hereditárias;
  • diabetes;
  • níveis hormonais anormais;
  • inflamação e infecção da próstata ou uretra, etc.

Causas comportamentais

• consumo excessivo de cigarro e bebida;
  • sedentarismo;
  • má alimentação, etc.

Como identificar a ejaculação precoce e tratá-la?

Para que uma ejaculação seja considerada precoce, é necessário que a mesma ocorra antes de 5 minutos após o início do sexo. Seja logo em seguida da penetração, ou até mesmo com mínima estimulação.

Além disso, a ejaculação precoce geralmente vem acompanhada de outros sintomas característicos, como dificuldade de controlar a ereção, insatisfação sexual, não identificar o momento da ejaculação, dentre outros.

Atualmente, existem duas classificações de ejaculação precoce: a ejaculação primária (presente em toda a vida do paciente) e a secundária (que é adquirida e desencadeada por outros fatores no decorrer da vida do homem).

Na maior parte dos casos, o fator que origina a ejaculação precoce tem natureza psicológica. Por isso, a busca de ajuda médica especializada é muito importante. O profissional mais indicado nestes casos é o psiquiatra e o urologista.

Em 95% dos casos, os pacientes têm melhora no quadro clínico com o acompanhamento médico.

Além dos tratamentos psicológicos, existem casos que demandam intervenção medicamentosa. Contudo, é extremamente necessário que seja realizada uma anamnese detalhada para se chegar a um diagnóstico claro de ejaculação precoce. Com isso, é possível indicar o melhor medicamento para cada caso concreto.

É muito importante que os homens tentem superar o “tabu” e busquem conversar sobre o problema. Com o acompanhamento de saúde correto, a ejaculação precoce é tratável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!