Happy little boy looking at his doctor while he making prescriptions and notes in medical form

Hipospadia na criança: o que é como tratar?

Quando uma mãe recebe o diagnóstico de que seu filho nasceu com uma hipospadia, o susto pode ser grande, principalmente, em função do desconhecimento sobre o assunto. Contudo, é um problema mais comum do que parece e seu diagnóstico tem aumentado constantemente. Você sabe o que é  hipospadia? Nesse texto, você vai conhecer mais sobre o problema, suas causas e tratamentos. Assim, não deixe de ler!

O que é hipospadia?

A hipospadia é uma condição ocasionada pela má formação genética na uretra dos meninos. Em suma, ela se caracteriza por uma abertura anormal da uretra em uma região abaixo do pênis. Em crianças que não apresentam o problema, essa fenda é, naturalmente, na ponta.  Apesar de assustar aos pais, é uma condição curável, desde que o tratamento seja realizado ainda nos dois primeiros anos de vida da criança. Existem diferentes tipos de hipospadia na criança, sendo eles:
  • Distal: quando a abertura da uretra é próxima à cabeça do pênis;
  • Peniana: quando a abertura surge ao longo do corpo do pênis;
  • Proximal: quando a abertura está localizada próxima ao escroto;
  • Perineal: quando a abertura ocorre próxima ao ânus. Esse é o tipo mais raro e pode afetar o desenvolvimento do pênis.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de hipospadia. No entanto, alguns sinais se repetem em todos os casos, tais como:
  • Excesso de pele no prepúcio;
  • Ausência de abertura da uretra na cabeça do pênis;
  • Quando o pênis está ereto, fica em formato de anzol;
  • O indivíduo só consegue urinar sentado.
Uma outra característica da hipospadia é a presença de um tecido fibroso na parte inferior do pênis. Esse tecido faz com que o órgão fique curvado, especialmente quando está ereto.

Como é o tratamento da hipospadia na criança?

Na presença dos sintomas acima, o paciente deve ser levado ao médico o mais breve possível. No entanto, na grande maioria dos casos, o diagnóstico é feito ainda na maternidade, durante a avaliação que é feita após o nascimento. Quando o paciente é uma criança, o profissional responsável pelo tratamento é o urologista pediátrico. A única forma de tratar a hipospadia é por meio de cirurgia. O procedimento deve ser feito entre os seis meses e os primeiros dois anos de vida. Isso não significa que o paciente não pode ser operado quando estiver mais velho. A recomendação é para evitar que o paciente sofra traumas emocionais em razão da sua condição. O procedimento consiste em corrigir a abertura da uretra, fazendo uma nova saída e fechando a abertura existente. Dessa forma, há uma melhora na aparência do pênis e no seu funcionamento. A alta hospitalar pode ocorrer entre dois e três dias após a cirurgia. A principal recomendação é que os pais estejam atentos a possíveis sinais de infecção nos primeiros três meses. O resultado do procedimento é satisfatório e acaba com a preocupação dos pais e o incômodo do paciente. Caso tenha outras dúvidas, converse com um urologista. Quer saber mais? Clique no banner!