Quais os sintomas de DSTs no homem?

Os sintomas de DSTs no homem normalmente causam coceira e secreção no pênis, surgimento de verrugas ou feridas na região íntima e queimação ao urinar. As infecções sexualmente transmissíveis (IST), anteriormente conhecidas como doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil as estimativas de infecções na população sexualmente ativa chega a 5,8 milhões por ano.

O que é DST?

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são provocadas por vários tipo de agentes. Principalmente, são transmitidas, por contato sexual sem o uso do preservativo, com uma pessoa que esteja com a doença e, normalmente, se manifestam por meio de lesões, corrimentos, verrugas ou bolhas. Algumas DST têm o seu tratamento simples e resolução rápida. Entretanto, outras o tratamento é um pouco mais complexo ou podem permanecer ativas, apesar da sensação de melhora relatada pelos pacientes.

Quais os tipos de DSTs mais comuns nos homens?

Veja, a seguir, alguns dos tipos de DSts mais comuns nos homens e seus sintomas:

Candidíase

A candidíase é uma infecção provocada por um fungo — candida albicans — que atinge principalmente os órgãos genitais e a boca. Os sintomas no homem mais comuns são vermelhidão, coceira e dor no pênis. Os sinais se manifestam sobretudo quando a pessoa está com o sistema imunológico fragilizado. Normalmente a infecção é acarretada através do contato sexual sem uso de camisinha, a má higienização do pênis e o diabetes.

Herpes genital

É causado por um vírus que se manifesta nas membranas mucosas dos genitais ou na pele. A patologia ocasiona úlceras nessa região, causando sangramento e dor. Outros sintomas que que podem aparecer são: dor ao urinar, manchas vermelhas, coceira e pequenas bolhas branqueadas. Contudo, a melhor forma de prevenir o herpes genital é fazer uso de preservativos durante as relações íntimas.

Gonorreia

A doença é causada no homem pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e costuma se manifestar na uretra (canal que expele a urina para fora do corpo), mas pode também aparecer em outras partes do corpo como olhos, reto, articulações e garganta. Os sintomas normalmente são ardência ao urinar, inchaço ou dor em dos testículos e secreção considerável de pus na uretra.

Clamídia

É considerada a DST mais frequente do mundo. Estima-se que 9,5% da população adolescente e 4,5% da população adulta sexualmente ativa estejam infectados com a chlamydia trachomatis. A clamídia costuma se manifestar entre uma a três semanas após a relação sexual, causando sintomas no homem como dor ao urinar, inchaço nos testículos, corrimento purulento pela uretra e inflamação na mucosa do reto (proctite). Se não for tratada pode causar complicações como a infertilidade.

Aids

A Aids é vista como um dos grandes problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e sua gravidade. Os primeiros sintomas da doença começar a aparecer cerca de de vinte dias após a contaminação. Os principais costumam ser: mal estar, febre e dor de cabeça, normalmente esses sintomas são confundidos com uma gripe comum. O vírus da Aids ataca o sistema imune, deixando o organismo vulnerável às chamadas doenças oportunistas. A transmissão da Aids pode ser evitada por meio da utilização de seringas e agulhas descartáveis e, principalmente, através do uso de preservativo durante as relações sexuais. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!