
12 Perguntas Respondidas Sobre o Coronavírus e a Covid-19
A população mundial está em alerta com a enorme profusão no números de casos confirmados de coronavírus. O vírus que surgiu na China, tendo o
Médico Urologista com mais de 30 anos de experiência, membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Cuida de pessoas com problemas de saúde nas vias urinárias (rins, bexiga, ureteres e uretra), além do aparelho reprodutor masculino (próstata, testículos, pênis).
Aqui, você encontrará informações sobre o nosso atendimento clínico e cirúrgico, além de poder agendar sua consulta online.
Sinta-se à vontade para navegar pelo conteúdo.
“Bisneto de italianos, nascido e criado em Bauru/SP, decidi ser médico ainda criança e ingressei na UNESP de Botucatu, aos 18 anos.
A Urologia foi minha opção por tratar-se de uma área clínica e cirúrgica da medicina. Em 1989, concluí a Residência Médica na Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA/SP e, em seguida, mudei-me para São Carlos que, na ocasião, era uma cidade promissora.
Buscando sempre me aperfeiçoar, participo todos os anos dos principais congressos médicos, especialmente do Congresso Brasileiro de Urologia e Jornada Paulista de Urologia.”
A cólica renal caracteriza-se por uma dor (intensa ou não) na região lombar e/ou flanco, geralmente unilateral, causada pela presença de cálculo nas vias urinárias. O cálculo renal é formado pela agregação de cristais na urina, que podem formar uma ou mais massas maiores (as chamadas “pedras”). As pedras podem localizar-se no rim ou no ureter e causar obstruções nas vias urinárias, prejudicando o funcionamento do rim, que é considerada uma urgência urológica.
Infecção nas vias urinárias acomete homens e mulheres (embora a mulher seja mais susceptível). A causa é geralmente bacteriana e os principais sintomas são: dor intensa para urinar, micções frequentes, cheiro forte e coloração mais escura na urina, acompanhada ou não de febre, podendo evoluir para uma infecção renal ou sepse, colocando em risco a vida da pessoa.
Uma infecção urinária é considerada de repetição quando se repete por mais de três vezes ao ano ou mais de duas vezes em menos de seis meses. É necessário um tratamento diferenciado para este tipo de infecção.
São transtornos cada vez mais frequentes na população, englobando: uretrites, acometimento pelo vírus HPV, Herpes Genital, Sífilis, além de várias outras moléstias. Os sintomas mais comuns, dependendo da moléstia, são: secreção uretral, surgimento de verrugas ou vesículas genitais e outras lesões genitais.
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. Sua função é produzir o líquido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem a chance de cura em 90% dos casos, caindo para 10% quando diagnosticado tardiamente. A Sociedade Brasileira de Urologia orienta que todo homem acima de 50 anos realize o exame preventivo anual da próstata e, acima de 45 anos, quando houver parente de primeiro grau (pai e irmão) com história de câncer de próstata.
Além do câncer da próstata, outras enfermidades comuns são a Hiperplasia Benigna da Próstata e a Prostatite. A Hiperplasia Benigna da Próstata acomete geralmente homens acima de 55 anos, ocasionando dificuldade para urinar, micções frequentes durante a noite, podendo evoluir para obstrução total do canal da urina. Já a Prostatite é uma infecção recente da próstata, cujos sintomas são: dor ao urinar, febre, calafrios e micções frequentes, que pode evoluir para um abcesso ou sepse.
A infertilidade é quando há ausência de gravidez após um ano de vida sexual ativa, sem o uso de métodos contraceptivos. Estima-se que cerca de 40% dos casos de infertilidade seja de causa feminina e 40% de causa masculina. No restante, a infertilidade resulta de problemas em ambos os parceiros ou sem causa aparente. Existem diversos exames clínicos e laboratoriais que determinam quais as causas da infertilidade e os métodos adequados para o tratamento. O ideal é que o casal seja acompanhado pelo ginecologista e o urologista simultaneamente.
Ao contrário do que muitos pensam, o urologista também cuida da saúde feminina, especialmente das infecções urinárias agudas e de repetição, além de realizar o tratamento clínico e/ou cirúrgico da incontinência urinária feminina, e do prolapso da bexiga ("bexiga caída").
O urologista também trata as enfermidades das vias urinário da criança e do adolescente. Dentre os diagnósticos mais comuns estão: a infecção urinária, a fimose, o tumor de testículo, a torção de testículo, e também as más formações congênitas, como bexiga neurogênica, hipospadia, epispádia, testículo retido, refluxo vesico-ureteral, estreitamentos e defeitos do rim e do ureter.
O urologista também é o médico que cuida dos distúrbios da sexualidade masculina, tais como: a ejaculação precoce, a dificuldade de manter a ereção peniana, os distúrbios da libido, o priapismo e a doença de Peyronie.
O urologista trata todos os tipos de câncer do sistema geniturinário, tais como: tumores da próstata, do pênis, do testículo, da bexiga, do ureter e do rim. Nestes casos, realizamos cirurgias endoscópicas e complexas.
Não se preocupe. Entre em contato por telefone para que a nossa Equipe de Acolhimento agilize a sua consulta de acordo com a sua necessidade.
É importante procurar um urologista não somente para tratar, mas, principalmente, para diagnosticar precocemente e prevenir doenças do aparelho geniturinário.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O diagnóstico precoce e o tratamento correto possibilitam o aumento da expectativa e qualidade de vida. Realizar a avaliação preventiva anual é muito importante, pois inicialmente a doença não apresenta sintomas.
Também uma simples infecção urinária sem tratamento poderá evoluir para uma infecção nos rins (pielonefrite) e, a partir daí uma sepse, colocando em risco a vida da pessoa.
Quanto às má formações e às doenças congênitas, também é necessário o diagnóstico e o tratamento precoce. No caso do testículo retido, se o problema não for diagnosticado e resolvido nos primeiros meses de vida, poderá evoluir para infertilidade ou aumentar a incidência de câncer.
Em nossa clínica você será prontamente acolhido por toda nossa equipe e encontrará muito empenho e dedicação para solucionar quaisquer que sejam os seus problemas e aflições da melhor maneira possível.
Atendemos os seguintes convênios:
Para as consultas particulares oferecemos as seguintes facilidades:
A população mundial está em alerta com a enorme profusão no números de casos confirmados de coronavírus. O vírus que surgiu na China, tendo o
Com o mundo passando por esta pandemia, há uma busca constante por mais informações sobre o contágio, a prevenção e a atualização das estatísticas. Porém,
Em razão da constante evolução no número de casos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia de coronavírus. Apesar dessa classificação não afetar