x doenças crônicas causas por maus hábitos

5 doenças crônicas causas por maus hábitos

O mundo moderno mudou o perfil das doenças crônicas que assolam a população. No Brasil, as principais causas de morte já foram a tuberculose e a doença de Chagas. Hoje, as doenças mais mortais estão associadas ao estilo de vida, tais como, diabetes, hipertensão e câncer. Nesse texto, você vai conhecer as principais doenças crônicas causadas por maus hábitos. Sabe quais são? Então, leia até o fim.

Obesidade

A obesidade é o acúmulo de gordura corporal em níveis definidos pelo Índice de Massa Corpórea (IMC). Essa é uma da principais doenças associadas à má alimentação.  Quando há uma ingestão de calorias maior do que o gasto calórico, ocorre um ganho de peso. Quanto maior for essa ingestão e menor a prática de atividades físicas, pior será o grau de obesidade. O tratamento mais eficaz para essa doença é a mudança no estilo de vida. Essa mudança está baseada nos pilares de reeducação alimentar e da prática de atividades físicas.

Hipertensão

A prevenção da hipertensão se dá a partir da adoção e manutenção de hábitos saudáveis. Isso porque o consumo excessivo de sal, tabagismo, consumo excessivo de álcool e o sedentarismo são importantes fatores de risco para a doença. A hipertensão é uma doença crônica que se caracteriza pela elevação da pressão sanguínea nas artérias. Ela ocorre quando os valores de pressão máxima e mínima são maiores ou iguais a 140/90 mmHg. Quando há um nível elevado dessa pressão, o coração precisa se esforçar mais do que o normal para fazer com o que sangue continue a ser distribuído pelo corpo. Quando não é tratada, a hipertensão pode causar um AVC, infarto, aneurisma, insuficiência renal ou cardíaca.

Diabetes tipo 2

Também é conhecida como o diabetes de adulto e é o tipo mais comum da doença. Acomete, principalmente, pessoas obesas, sedentárias ou que tenham maus hábitos alimentares. O controle da doença pode ser obtido com uma dieta saudável e a prática de atividades físicas. No diabetes tipo 2 há a produção de insulina, mas ela não consegue exercer sua função por causa de uma resistência do corpo. Por não produzir muitos sintomas, o paciente pode conviver com a doença durante anos sem diagnóstico, o que causa as complicações.

Câncer

De acordo com estudo publicado pela revista científica Nature, o tabagismo, a exposição contínua ao sol, o consumo abusivo de álcool e a poluição do ar são responsáveis por até nove em cada dez casos de câncer. Câncer é o nome utilizado para definir um conjunto de mais de 100 diferentes patologias que se caracterizam pelo crescimento anormal e desorganizado de células. Essas células são agressivas e se multiplicam muito rapidamente, invadindo os tecidos e os órgãos.  O tratamento do câncer pode ser feito por uma ou pela combinação de diferentes técnicas. O método principal é a cirurgia oncológica, que pode ser associada ou não à quimioterapia, radioterapia e ao transplante de medula óssea.

Osteoporose

Assim como as doenças crônicas citadas anteriormente, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo são fatores de risco para a osteoporose. A sua prevenção consiste na mudança no estilo de vida do paciente. A osteoporose é uma doença do sistema musculoesquelético que se caracteriza pela redução da massa óssea, o que pode provocar fraturas nos ossos. É considerada uma doença silenciosa, pois muitas pessoas podem até sofrer algum tipo de fratura sem ter o diagnóstico. Essas são apenas algumas das doenças crônicas que podem ser provocadas por um estilo de vida prejudicial. Porém, evitá-las é fácil, basta adotar hábitos saudáveis. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre medicina integrativa.