Hematúria é a denominação clínica para o quadro de sangue na urina. Essa condição geralmente causa grandes preocupações, por se tratar de um sintoma comum de várias doenças.
A hematúria nem sempre pode ser observada a olho nu, uma vez que, em alguns casos, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) é muito pequena. Assim, só através de exame de urina é possível detectá-la.
Apesar de haver incidência de sangue, a urina nem sempre apresenta coloração totalmente avermelhada ou com coágulos visíveis. Existem casos em que mal é possível notar o sangue, principalmente pela presença de substâncias na urina como bilirrubina, medicamentos, corantes, mioglobina etc.
Sangue na urina: os tipos de hematúria
Existem diversos tipos de hematúria, que apresentam características bem peculiares. Elas são detalhadas a seguir:
– Hematúria macroscópica: é aquela que pode ser visualizada a olho nu, ao se observar a urina, pois os coágulos vermelhos deixam a urina com a mesma tonalidade.
– Hematúria microscópica: só pode ser identificada por meio de equipamentos laboratoriais e não é notada pelo indivíduo, que pode sofrer dessa condição por muitos anos sem se dar conta.
– Hematúria isolada: não vem acompanhada de nenhum outro sintoma além da própria ocorrência de sangue na urina. É de difícil diagnóstico, caso a incidência de sangue seja pequena, pois não existem outros sintomas que atestem o quadro.
– Hematúria persistente ou transiente: não tem caráter transitório e pode se prolongar de maneira crônica em alguns indivíduos.
– Hematúria dismórfica: se caracteriza pela incidência de hemácias com formato atípico (dismórficas), que é um sinal de doença dos glomérulos renais.
– Hematúria com coágulos: é um subtipo da hematúria macroscópica e se caracteriza pela ocorrência de coágulos, que podem indicar um sangramento de maior volume, causado por lesão do trato geniturinário.
Causas e tratamento
Dentre as principais causas da incidência de sangue na urina, podem-se destacar:
- câncer de próstata;
- câncer de bexiga;
- cálculo renal;
- infecção urinária;
- lúpus.
Existem sangramentos que ocorrem por causas não malignas, e que são mais comuns do que se pode imaginar, como:
– Hematúria após esforço físico: surge após a realização de qualquer atividade física em excesso. Pode ser tanto macroscópica quanto microscópica, bem como transiente, desaparecendo após alguns dias de repouso.
Não é necessário realizar nenhuma investigação mais aprofundada, caso o sangramento pare após alguns dias de repouso, pois a causa é exclusivamente interna, não advindo de nenhuma condição clínica pré-existente.
– Doença da membrana fina (hematúria benigna familiar): se caracteriza por uma discreta alteração genética nas membranas dos glomérulos. Tal alteração provoca perda de sangue na urina, sem nenhuma relevância clínica. Nesse caso, habitualmente, vive-se o resto da vida com hematúria, sem que isso provoque qualquer repercussão.
Como existem diversas causas potenciais da hematúria, não é possível fixar tratamentos específicos. Porém, à medida que a doença que desencadeou a hematúria é tratada, essa condição também regride. Desse modo, há uma melhora no quadro clínico do indivíduo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!