A infecção urinária em idosos é uma das patologias bacterianas mais comuns na terceira idade. Embora esteja relacionada à baixa imunidade, é possível adotar algumas medidas para evitar essa condição.
Quer saber o que fazer para prevenir o desenvolvimento desse quadro? Então, continue a leitura. A seguir, falaremos um pouco mais sobre as causas desse infecção e sobre como evitá-la.
O que é a infecção urinária?
Trata-se de um quadro infeccioso que pode surgir em qualquer parte do sistema urinário, tais como, bexiga, rins, ureteres e uretra. A depender da regão acometida, a infecção urinária ganha nomenclaturas diferentes. São elas:
- cistite: quando afeta a bexiga;
- uretrite: acomete a uretra;
- pielonefrite: quando a infecção avança para um ou ambos os rins.
Na maioria dos casos, os pacientes manifestam os seguintes sintomas: ardência, dor ao urinar, incontinência urinária, urina com sangue, com cor alterada ou com odor. Ao perceber um desses sinais, recomenda-se buscar ajuda médica.
Quais são as causas de infecção urinária em idosos?
Toda infecção está relacionada com a presença de microrganismos nocivos no organismo, como as bactérias, vírus e fungos. No caso da infecção urinária, o agente causador são as bactérias, principalmente aquelas provenientes do intestino, chamadas de Escherichia Coli.
Ainda, esses microrganismos habitam naturalmente no organismo e só causam problemas de saúde quando há o sistema imunológico está enfraquecido, reduzindo a capacidade do corpo de combater esses agentes.
Ademais, a infecção urinária em idosos pode estar associada à combinação da baixa imunidade com o uso de fraldas geriátricas, baixa ingestão de água, uso de sondas no trato urinário ou com o aumento da próstata.
Por outro lado, as mulheres podem desenvolver o quadro em razão das alterações hormonais e do enfraquecimento da estrutura muscular da pélvis, comum após diversas gestações.
Como prevenir?
Para evitar a ação nociva das bactérias e, consequentemente, uma infecção urinária, é possível adotar novos comportamentos no seu dia-a-dia. A seguir, explicaremos alguns deles:
- realizar a higiene adequada: a higiene da região perianal precisa ser realizada corretamente, principalmente em idosos e depois das evacuações;
- evitar segurar a urina: ao segurar a vontade de urinar, aumentam as chances de desenvolver uma infecção;
- trocar a faldra geriátrica: o uso contínuo da fralda geriátrica deve ser evitado, sendo necessário trocá-la constantemente;
- manter-se hidratado: a hidratação é essencial para se prevenir contra as infecções, principalmente para idosos;
- uso adequado de medicamentos: a ingestão indiscriminada de antibióticos pode estimular a infecção urinária em idosos;
- manter o diabetes controlado: pacientes com diabetes tipo I e II descontrolados estão mais suscetíveis a contrair essa condição, pois seus organismos estão mais debilitados.
Portanto, agora você já sabe o que fazer para evitar a infecção urinária em idosos. Além disso, é necessário manter a uma rotina de visitas ao urologista, pois, é fundamental para melhorar a saúde e prevenir o aparecimento de doenças.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!