câncer de próstata

Como Prevenir O Câncer De Próstata?

De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, o câncer de próstata é segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, registrando mais de 14 mil óbitos. Embora seja uma doença de grande prevalência, é possível adotar cuidados para prevenir o seu desenvolvimento.

Você sabe quais cuidados são esses? Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de câncer e sobre como manter-se afastado do risco de ser acometido por ele.

O que é o câncer de próstata?

Assim como todo tipo de câncer, trata-se do crescimento descontrolado das células, formando tumores que podem ser malignos. Nesse caso específico, o mais comum é que o tumor evolua de forma lenta e não provoque sintomas durante boa parte da vida do paciente.

Ainda, o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, o canal que conecta a bexiga ao pênis. Por ser assintomática na maior parte do tempo e pelo medo dos homens em realizar os exames periódicos, essa doença costuma ser diagnosticada tardiamente.

Ademais, o exame de sangue (PSA) ou o de toque retal são os responsáveis por indicar alguma alteração na próstata. A principal forma de confirmar o diagnóstico é pela realização de uma biópsia, procedimento no qual é coletada uma amostra do tumor para análise.

Quais são os fatores de risco?

Os fatores de risco são condições que tornam uma pessoa mais suscetível a desenvolver uma doença. No caso do câncer de próstata, esses fatores são:

• ter mais de 55 anos;
  • possuir histórico familiar de câncer, principalmente em graus de parentescos mais próximos, como pai, avô ou irmão;
  • estar com sobrepeso ou obesidade.

Como prevenir?

Embora não seja possível evitar as causas do câncer de próstata e nem alterar alguns dos fatores de risco, tais como, raça, idade ou genética, algumas medidas podem ser adotadas para que as chances de desenvolver a doença sejam reduzidas. As principais formas de prevenção são:

• alimentação equilibrada: estudos comprovam que uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, grãos e cereais integrais, e pobre em gorduras, ajuda a diminuir o risco de câncer;
  • suplementos vitamínicos: o uso de alguns suplementos vitamínicos ou minerais, como vitamina E e selênio, ou de proteínas de soja também podem contribuir para a prevenção da doença;
  • prática de atividade física: como o excesso de peso corporal é um fator de risco para o câncer de próstata, a prática regular de exercícios físicos auxilia no controle de peso e, consequentemente, a prevenir o quadro;
  • uso de medicamentos: existem medicamentos que também reduzem as chances de desenvolver tumores na próstata, tais como, inibidores 5-alfa redutase, ácido acetil salicílico (AAS) e suplementos dietéticos. Porém, precisam ser prescritos pelo seu médico.

Portanto, para prevenir o câncer de próstata, recomenda-se seguir essas orientações. Assim, você mantém os fatores de riscos controlados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em São Carlos!