A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e seguro para contracepção masculina. Porém, a sua realização ainda gera muitas dúvidas nas cabeças dos homens, principalmente, no que diz respeito a mudanças na sua masculinidade.
Para acabar com essas dúvidas e mitos que circulam, preparei esse texto explicando tudo o que os homens precisam saber sobre o assunto. Então, continue a leitura.
O que é vasectomia?
É uma cirurgia, exclusivamente, masculina que torna os homens inférteis. O procedimento impede a circulação de espermatozoides e, consequentemente, a gravidez.
Os espermatozóides são produzidos nos testículos e, durante o orgasmo, são conduzidos pelos ductos deferentes até a uretra, para que sejam expelidos. O método é eficaz e pouco oneroso, quando comparado às outras possibilidades disponíveis aos homens.
O ideal é que, antes de optar pela cirurgia, o homem tenha a plena convicção do objetivo que busca ao realizar o procedimento. Contudo, caso mude de ideia, é uma cirurgia reversível.
Quando é indicada?
Para estar apto à vasectomia e receber a indicação médica, o indivíduo precisa cumprir alguns requisitos, além de demonstrar que está convicto da decisão. Podem existir variações nesses requisitos, mas costumam ser semelhantes. São eles:
- Ter, pelo menos, 25 anos de idade;
- Já ter, no mínimo, dois filhos vivos;
- Estar em um relacionamento estável, no caso de homens casados;
- Ser uma decisão de comum acordo entre o casal;
- Estar apto física e psicologicamente.
Os menores de idade, considerados absolutamente incapazes, só podem realizar o procedimento se houver um laudo psicossocial e médico, além de uma autorização judicial.
Os requisitos citados são parecidos com os critérios adotados para a realização da laqueadura tubária, um método de contracepção definitiva para mulheres. Esses requisitos são estabelecidos para evitar que o homem tome uma medida por impulso e se arrependa depois.
Como é a cirurgia de vasectomia?
O procedimento é simples e pode durar, no máximo, trinta minutos. O cirurgião irá fazer duas pequenas incisões de 1 cm nos dois lados do saco escrotal. Em seguida, ele irá isolar e cortar os canais deferentes, inserindo uma pequena camada de tecido em suas pontas.
Dessa forma, os canais não se conectam naturalmente. Posteriormente, o cirurgião realiza a sutura e o procedimento está finalizado. A recuperação é rápida e o paciente pode sentir desconforto nos primeiros dias após a cirurgia, em razão da cicatrização.
No pós-operatório, a recomendação é para que o paciente fique em repouso por até dois dias, para que o incômodo diminua. A prática de relações sexuais só é liberada após dez dias do procedimento.
Porém, a recomendação padrão é de que o casal aguarde por até três meses para praticar o ato sexual de modo seguro, sem proteção. Para a confirmação, o médico pode indicar o exame de espermograma, que também analisa a saúde da próstata.
Entendeu como é feita a vasectomia? Como você percebeu, não há motivos para temê-la, pois não há nenhum tipo de contato com o pênis e, por isso, a virilidade não será afetada. Quer saber mais? Clique no banner!